Nosso compromisso é a sua segurança.
(55) 3028-7777

contato@universitariaseguros.com.br

Segunda a Sexta:

08:00 - 18:15

Matriz: Santa Maria, RS
Filial: Florianópolis, SC
Escritório: Júlio de Castilhos, RS

Seguro aluguel: O que é? Como Funciona?

O Seguro Aluguel, ou também chamado Fiança Locatícia, é uma modalidade de garantia para contratos de locação, residenciais ou comerciais. É um produto muito procurado por quem precisa alugar um imóvel sem fiador.

O que é o seguro fiança locatícia e como funciona? 

De forma geral, um contrato de aluguel é firmado entre locatário e locador com a intermediação da imobiliária. Muitas vezes, é necessária uma garantia para cobrir possíveis atrasos de pagamento, assim, o cheque caução e o registro de fiador são os mais utilizados. 

No caso do seguro aluguel, o processo é muito mais simples. Isso porque o inquilino o contrata com uma seguradora especializada, que faz o papel de fiador. Desse modo, se houver alguma inadimplência, a imobiliária acionará o seguro e o locador receberá o aluguel. 

Essa modalidade tem se tornado cada vez mais popular, pois suas facilidades vão muito além da cobertura contra eventuais prejuízos. Com isso, traz benefícios não apenas para os proprietários, como também aos parceiros que administram serviços de aluguel e aos locatários.

Análise sem burocracia 

Como a seguradora é uma empresa especializada, ela consegue realizar uma análise mais rápida e menos burocrática para identificar se você pode ser aprovado. Assim, o negócio avança de forma melhor. 


É constrangedor quando a análise de crédito para alugar um imóvel não é aprovada. Seja por sua renda, por não ter o valor total do cheque caução ou porque o fiador não cumpriu os requisitos. No caso do seguro fiança, isso é evitado, pois a análise ocorre de forma particular, entre o locatário e a seguradora, que dará seu parecer rapidamente e o deixará livre para alugar qualquer imóvel. 


Possibilidade de parcelamento 

No seguro fiança locatícia, a seguradora oferece a garantia pelo inquilino. Sendo assim, ele poderá pagar em diversos meses. Por exemplo, no caso de imóveis residenciais, o parcelamento pode ser de até 60 vezes sem juros.

Dispensa de fiador e caução 

O processo de alugar um imóvel não é tão simples, quando você depende do fiador e do cheque caução. No primeiro caso, é exigido que ele tenha renda três vezes maior que o aluguel, além de imóvel próprio e quitado.

Já o cheque, costuma ser feito no valor de três vezes o aluguel, sendo descontado ou entregue no final do contrato, dependendo das condições em que o imóvel está. Por sua vez, o seguro fiança despensa os dois, pois é a seguradora quem arca com a garantia. 

Melhor custo-benefício 

Além do fiador e cheque caução, também é praticada uma modalidade parecida com o seguro fiança locatícia: a carta fiança. Podendo ser fornecida por um banco, ela substitui o fiador, mas seu valor pode ser mais do que o dobro do aluguel, além de incluir encargos e taxas bancárias, que podem aumentar conforme o prazo de duração desse seguro. 

No caso do seguro fiança, não há valores fixos, mas seu custo total geralmente é de um a dois aluguéis, dependendo da cobertura. Ou seja, apresenta um custo-benefício melhor. 

Benefícios extras 

A cobertura principal do seguro fiança é o aluguel, mas ele também pode incluir diversos outros benefícios. Por exemplo: 

  • Garantia de pagamento de taxas de condomínio e IPTU;
  • Danos ao imóvel;
  • Pinturas internas e externas;
  • Multa por rescisão contratual;
  • Garantia de pagamento de taxas de água e luz;
  • Garantia de pagamento de taxas de gás canalizado.

Segurança 

O seguro fiança é uma forma de dar segurança para todos. No caso do locatário, ele cobre as despesas necessárias e o ajuda a não se tornar inadimplente. Já para o locador, é uma forma de garantir não só o aluguel, como também a preservação do imóvel, por meio dos serviços extras. 

Por sua vez, até a imobiliária se beneficia, já que o seguro pode conservar melhor o imóvel, facilitar processos e garantir o seu recebimento em relação a ele.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e Instagram e acompanhe outros conteúdos como este! 

Compartilhe