Nosso compromisso é a sua segurança.
(55) 3028-7777

contato@universitariaseguros.com.br

Segunda a Sexta:

08:00 - 18:15

Matriz: Santa Maria, RS
Filial: Florianópolis, SC
Escritório: Júlio de Castilhos, RS

Responsabilidade Civil, afinal, o que é e como funciona?

Você se prepara durante anos para exercer a sua profissão na área da saúde com a máxima precisão e responsabilidade. Mas, por vezes, em condições adversas, pode ficar sujeito a eventualidades.

Um profissional de saúde está sempre dando o seu melhor no atendimento, mas vez ou outra um paciente que não segue as recomendações médicas ou desenvolve algum problemas após uma intervenção pode culpar o profissional pelas complicações no tratamento. Diagnósticos, procedimentos, receituários são apenas algumas das situações que podem acarretar a responsabilização do profissional da saúde e iniciar uma saga judicial.

Mas afinal, o que é?

Responsabilidade Civil é a obrigação imposta a uma pessoa de reparar os danos involuntários, por imperícia, imprudência ou negligência causados a terceiros. Tem como princípio proteger o patrimônio do segurado (indenizações a pagar) e amparar o terceiro. Garante a indenização dos danos causados a terceiros que o segurado venha a ser obrigado a reparar em sentença judicial ou acordo autorizado pela seguradora, , para reparação de danos e/ou perdas involuntárias causadas a alguém, decorrentes de erros ou omissões cometidos no exercício da profissão.

Além das perdas financeiras que essas ações judiciais podem causar, uma falta grave comprovada pode levar a perda da licença profissional, deixar a reputação abalada bem como levar a um desgaste psicológico. Com um seguro feito especialmente para a área de saúde, os riscos são minimizados e a carreira e reputação profissional são resguardadas.

A quem se destina:

Médicos

Dentistas

Enfermeiros

Farmacêuticos

Fisioterapeuta

Nutricionistas

Veterinários

Demais profissionais da área da saúde

Coberturas:

  • Atos danosos ou alegadamente danosos: Cometidos pelo segurado contra terceiros no exercício de suas atividades profissionais.
  • Processos judiciais: Processos civis e/ou procedimentos administrativos propostos por terceiros em face do segurado visando responsabilizá-lo civilmente por danos materiais e/ou danos estéticos e/ou danos morais e/ou danos corporais.
  • Custos de defesa: Honorários advocatícios, laudos periciais e demais despesas necessárias para a defesa de uma reclamação, seja na esfera cível, criminal ou administrativa (conselho de classe).

Compartilhe